quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Charles Wesley dos Rastafáris

Pela primeira vez que ouvi seu maravilhoso som, estava no carro de minha mãe há uns três anos atrás quando ela colocou um CD com músicas que continham um som que eu nunca havia ouvido uma guitarra, com efeito, percussão com uma batida suave e um homem cantando com uma voz meio roca, mas havia apenas uma musica que me tocou, ela falava sobre uma selva de concreto e na época não me preocupei com saber quem a tocava e sim ouvir, parecia que eu não estava no carro, havia saído de mim. Há mais ou menos um ano fui à casa de um amigo e quando entrei no quarto dele ele estava ouvindo uma música de reggae, me recordei imediatamente que já havia ouvido o mesmo estilo de música que estava tocando e logo depois começou a tocar exatamente aquela musica que falava de uma selva de concreto e logo percebi que o cantor falava das cidades, a musica se chama Concrete Jungle, fala que mesmo que nós estejamos livres nós estamos presos a ela. Bob Marley, mais conhecido como Rei do reggae, que além de cantar, tocava guitarra, violão e percussão era o criador da musica com a Bob Marley and The Wailers com mais dois integrantes muito conhecidos mundialmente musicalmente Peter Tosh e Bunny Wailer.

Depois que comecei “entrar no reggae” o que mais ouço do estilo musical é com certeza Bob Marley e principalmente essa musica. Ela me inspira em momentos de insegurança e me faz pensar muito nos acontecimentos de hoje em dia, em como são as cidades, como são as pessoas que as habitam e em como devemos agir. Parece que todos nós estamos presos nessa selva de concreto tentando sobreviver aos predadores, esperando para podermos ser libertados, como diz a musica, diferente das musicas de hoje em dia, que não tem mais criatividade nenhuma.

Isadora Charbonnier

Music: Concrete Jungle
Album: Catrh a Fire
Released: 13 de Abril de 1973
Recorded: Dynamic Sound Studios, Harry J. Studios and Randy´s Studios Kingston Jamaica; Islands Studios, London England, May-October 1972
Genre: Reggae
Producer: Chris Blackwell